terça-feira, 18 de outubro de 2011

Empresa alemã cria roupas que fazem bem para a saúde


Peças são confeccionadas a partir de leite e algas marinhas, nutrindo a pele durante o uso

Da Redação
Editora Globo
Cada vez mais os consumidores estão pensando em princípios como sustentabilidade e alternativas saudáveis na hora de se vestir. Prova disso é a iniciativa da empresa alemã Innovation and Clothing Factory. Com a criação da coleção Two Square Meter, a empresa confecciona malhas a partir de leite e algas marinhas.
Por possuírem propriedades altamente nutritivas, as matérias-primas contribuem para uma pele mais saudável e bonita. Dessa forma, quanto mais a pessoa veste a peça, mais nutrida fica a pele, que passa a receber os benefícios transmitidos pelo contato direto com cada fio.
Atualmente, a coleção 2011/2012 conta apenas com peças para mulheres. Em breve, tanto o público masculino como o infantil também poderão se vestir de forma “saudável”. De acordo com a empresa, o material é produzido de acordo com princípios éticos e sustentáveis
Fonte: 
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI273305-17180,00-EMPRESA+ALEMA+CRIA+ROUPAS+QUE+FAZEM+BEM+PARA+A+SAUDE.html

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Perdigão troca embalagens por ingressos e garante a sua reciclagem


A Brasil Foods (BRF), uma das maiores empresas de alimentos do mundo, em parceria com a Maurício de Sousa Produções e a empresa de coleta de resíduos TerraCycle, está lançando uma promoção de cunhos ambiental e social.
Para engajar os seus consumidores em suas ações socioambientais, a marca decidiu explorar a sua parceria com a empresa de coleta de resíduos TerraCycle e desenvolveu, juntamente com a Maurício de Sousa Produções, uma promoção com os produtos da linha da Turma da Mônica Perdigão.
Para participar, basta comprar duas unidades dos produtos da linha Turma da Mônica Perdigão e trocar as embalagens por um ingresso infantil para o espetáculo “Turma da Mônica no Mundo do Circo”. Para mais detalhes sobre a promoção, acesse o sitewww.perdigaonocirco.com.br.
As embalagens coletadas serão enviadas para a TerraCycle e o que antes era resíduo, será reutilizado e transformado em matéria prima para produtos reciclados. Essa prática aumenta o ciclo de vida dos produtos e diminue a necessidade de extração de matérias primas e recursos naturais do meio ambiente.
Em geral, embalagens de produtos congelados são difíceis de reciclar, por serem multimateriais. Isso é necessário para proteger o produto da umidade presente nos congeladores. A TerraCycle tem cada vez mais se especializado em reaproveitar embalagens de difícil reciclagem, prolongando o seu ciclo de vida.
Desde de Outubro de 2010, a BRF voltou sua atenção para o descarte de suas embalagens, inaugurando a Brigada Perdigão através da parceria com a TerraCycle, que recebe embalagens de produtos congelados e potes de margarina enviados pelos próprios consumidores, através dos Times de Coleta. Com o descarte correto dos resíduos, os participantes arrecadam R$0,02 por embalagem e o valor acumulado é enviado para uma entidade sem fins lucrativos escolhida pelo Time de Coleta. Ou seja, a solução desenvolvida pela TerraCycle e pela BRF vai além dos esforços em prol do meio ambiente e extende-se para o campo social.
Na promoção desenvolvida com a Maurício de Souza Produções, o valor total arrecadado com as embalagens coletadas e trocadas por ingressos para o espetáculo da Turma da Mônica, será destinado para o time de coleta dos colaboradores da BRF em Nova Mutum (MT), que consequentemente ajudará a APAE local.
Fonte:

Marcha contra corrupção


A 2ª Marcha Contra a Corrupção e a Impunidade tomou a Esplanada dos Ministérios hoje (12) em Brasília. Segundo estimativas da Polícia Militar e dos organizadores ao fim da marcha, cerca de 20 mil pessoas participaram do evento em defesa do fim do voto secreto no Poder Legislativo, da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e da manutenção das atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A caminhada teve a participação de pessoas de todas as idades, que à pé, de bicicleta e alguns até levando seu animal de estimação, se manifestavam contra a corrupção, por meio de vassouras e faixas com frases contra a corrupção. Carregando a bandeira do Brasil e um grande desenho de uma pizza, os manifestantes saíram da Praça da Repúblico e foram até a Praça dos Três Poderes, onde estão localizados o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo; o Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário; e o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo.

Caricaturas, humor, buzinaço e músicas marcaram Marcha em Brasília


Segundo a idealizadora do evento, Lucianna Kalil, a ideia de ir às ruas contra a corrupção ganhou força, inicialmente, por meio de redes sociais na internet. “O povo se movimenta para tanta coisa, consegue se juntar para tomar cerveja, para ver uma partida de futebol, para fazer outros tipos de marchas. E por que não se juntar contra a corrupção que é um mal que afeta todo mundo, ricos e pobres?”, indagou.

De acordo com Luciana Kalil, o movimento é apartidário e o dinheiro necessário para a sua realização veio da venda de camisetas para organizar a marcha. “A primeira macha, no dia 7 de setembro, foi um assunto bem genérico [defendido pelos manifestantes] e, hoje, a gente está focando o nosso apoio ao CNJ, à constitucionalidade da lei da ficha limpa e ao fim do voto secreto parlamentar”, disse.

Além do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, a marcha contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essas organizações defendem que o CNJ seja mantido como órgão competente para examinar processos e punir magistrados.

O STF vai analisar ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A entidade questiona uma resolução editada este ano pelo CNJ que regulamenta seu poder correicional. A AMB pede que o conselho só atue depois que o processo for esgotado nas corregedorias locais.

Outro tema ressaltado na marcha foi o envio de recursos para paraísos fiscais. Em meio aos manifestantes, cinco pessoas vestidas de piratas levavam faixas pedindo que sejam adotadas medidas para evitar o uso da artifícios para sonegar impostos. Edélcio Vigna, assessor do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), fantasiado de pirata, defende a criação de uma lei para acabar com o envio de dinheiro para os paraísos fiscais. “Tem que ter lei e fiscalização”, disse.


http://noticias.uol.com.br/politica/2011/10/12/manifestantes-marcham-pela-segunda-vez-em-brasilia-para-protestar-contra-a-corrupcao.jhtm

A sustentabilidade vai muito além da propaganda.


3 de outubro de 2011 | Nas Categorias: Dia a Dia Sustentável | Por: Zilah Rodrigues
Uma nova moda que parece tomar conta da publicidade mundial é a “reciclagem” de campanhas e peças publicitárias. A Nike já o fez a nível mundial e aqui no Brasil, podemos conferir o Banco Itaú também entrando na onda deste tipo de ação.
A Nike compilou dezenas de anúncios antigos, o que resultou em um novo comercial:
O Itaú seguiu a mesma linha, como podem conferir no vídeo abaixo.
Se você estiver lendo este artigo via e-mail ou RSS clique aqui para ver os videos.

Parecer verde a todo custo

A “reciclagem” de peças publicitárias não passa de mais uma jogada das empresas a fim de parecer sustentável a todo custo. Ao agir desta forma, as empresas podem enganar alguns consumidores desavisados mas, existe um grande público que está bem atento ao que não passa de um *greenwashing escancarado.

O termo Sustentabilidade é altamente difundido atualmente, se deriva de outro termo também bastante conhecido, “desenvolvimento sustentável” e foi adaptado pela Agenda 21 – Programa das Nações Unidas, durante a Eco 92, no Rio de Janeiro. E por que não dizer que os dois termos possuem o mesmo significado?

Sustentabilidade vai muito além de propagandas


Enquanto desenvolvimento sustentável está reservado a atividades de desenvolvimento propriamente ditas, sustentabilidade diz respeito a um conjunto de ações humanas no que se diz ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito, e que se resume em utilizar recursos de forma a não comprometer seu aproveitamento futuro em outras gerações.
Uma grande empresa, do porte da Nike, pode até economizar dinheiro, tempo, energia de computadores, câmeras de filmagem, etc. Mas, isso é ínfimo perto do que uma empresa economizaria se adotasse práticas sustentáveis no dia a dia e principalmente, na sua linha de produção, utilizando matéria prima produzida de forma sustentável, mão de obra valorizada e dando destinação correta aos resíduos tóxicos.
Tudo isso contribuiria não só para a sustentabilidade mas, também para o desenvolvimento sustentável de boa parte dos países nos quais as grandes fábricas destas empresas estão instaladas.
E fica a pergunta: O que é ser sustentável para uma empresa nos dias de hoje? É fazer propaganda? Certamente, não.
Vemos tentativas precárias de colocar a questão da sustentabilidade em um patamar em que nunca esteve: o de ferramenta publicitária; ou seja, de vendas.” – Nuts Ideias
*Greenwash é quando uma empresa utiliza de ferramentas da comunicação para defender a ideia de que é eco-friendly e sustentável, muitas vezes sem demonstrar algum tipo de ação efetiva em defesa da sociedade, da economia e do meio ambiente.
Referências: Nuts
Fotos: Liachoi / Fair Trade Nude In

terça-feira, 11 de outubro de 2011


Reciclagem no Brasil hoje

Homem empilhando latasA reciclagem é algo muito importante para nosso país, praticamente não da para pensar em um mundo melhor se isso não acontecer. Ainda estamos devendo muito perante aos países europeus onde o povo é educado desde criança para não jogar lixo nas ruas, até mesmo policiais instruem as pessoas a pegar qualquer coisa dispensada no chão para levar até uma lixeira. Quando não há reciclagem o lixo pode se acumular em maior proporção e trazer problemas grandes para uma cidade, países como o Japão são exemplos a serem seguidos, pois suas terras não são grandes e precisam cuidar muito bem de seus lixos para que eles não cresçam em grande escala e atrapalhe a vida das pessoas. Atualmente já podemos ver em diversas cidades ou em quase todas do Brasil as lixeiras que servem para separar os lixos em alumínio, vidro, papel, lixo orgânico e os que não servem para nada. Quando isso ocorre pessoas das prefeituras ou coletores já sabem exatamente onde estão as coisas que procuram, eles pegam esses materiais e levam para vender em locais que compram esses locais levam para quem reutiliza o produto e assim ele volta a circular novamente.
Empresas fabricantes de cadernos e outros produtos que se relacionam ao papel têm feito esforços para adaptar o papel reciclável no mercado, aos poucos vem conseguindo sucesso e o grande aliado disso é a estética do papel que fica bonito. As latas são levadas para as fábricas de refrigerantes e produtos que necessitam do alumínio por isso voltam a circular também, garrafas pet é a mesma coisa da para reciclar e colocar em circulação novamente para diminuir a poluição e também os gastos da empresa. É importante que continuemos neste caminho para atrair mais investimentos nesta área aqui no país, quem sabe não nos tornamos exemplos para outros povos e consigamos passar a mensagem de que reciclar é algo realmente necessário para o meio ambiente que não vai sofrer com isso, deixaremos nossos rios limpos e as terras férteis para plantações dando vida longa ao planeta. Veja mais sobre a reciclagem no Wikipédia.




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Casal do Irajá vara a madrugada catando recicláveis

Dona Maria Bernadete, 74, e seu Estanislau, 84, ganham até R$ 600 por mês com o serviço
Da reportagem
Tamanho da LetraA-A+
A vida de um idoso que ganha um salário mínimo não é fácil. Um casal do Jardim Irajá é exemplo vivo disso. Maria Bernadete Ribeiro, de 74 anos, e Estanislau Vieira de Lima, de 84, precisam catar papelão, garrafas pet e latas de alumínio para melhorar a renda.
Casados há 55 anos, eles recebem juntos dois salários mínimos. Segundo dona Bernadete, o valor não é suficiente.
A idosa conta que, catando recicláveis, eles ganham até R$ 600 por mês. Mas esse "extra" que tiram mal dá para as contas.
"Só de imposto, a gente já paga quase R$ 600, aí ainda tem os gastos com comida, remédio... e minha casa aí, quase caindo. Dá pra viver. Mas não sobra pra poupança", diz.
Para evitar o movimento e o calor das tardes ribeirão-pretanas, os dois preferem trabalhar à noite. "Quando tem menos, a gente fica da meia-noite às 2h na rua. Quando o proveito é maior, a gente volta lá pras 4h", diz dona Maria.
O casal tem oito filhos, 22 netos e dois bisnetos. Os filhos e netos, todos, têm emprego fixo. Mas o casal diz que prefere não depender da prole. "Eu prefiro mexer com as nossas coisas, pra não ter intriga."

sábado, 8 de outubro de 2011

Vending Machines Inversas e Ecológicas



5 de março de 2010 | Nas Categorias: Produtos Ecológicos | Por: Guilherme Augusti Negri
http://www.coletivoverde.com.br/vending-machines-inversas-e-ecologicas/


Todo mundo conhece as Vending Machines, são aquelas famosas máquinas de refrigerantes que encontramos em postos, faculdades e em qualquer canto de um ambiente em que há grande passagem de pessoas.
A novidade é que agora foram lançadas máquinas que funcionam de maneira inversaao convencional, você deposita a embalagem do produto como uma latinha de refrigerante, uma garrafa pet ou um saquinho de salgadinho e a máquina te devolve dinheiro ou um benefício como desconto em eventos e shows.


A máquina é preparada para comprimir o material e modelos mais novos separam os tipos de materiais depositados. Outro grande atrativo é a instalação de paineis LCD e a utilização da máquina como um veículo de mídia sustentável.
Elas já são bastante populares em países onde a consciência ecológica é mais evoluida como na Noruega e Alemanha. A máquina esta sendo exportando e inserida em diversos lugares do mundo, nos Estados Unidos a  Coca Cola e a Donkin Donuts fizeram uma parceria com a Tomra a fabricante das máquinas e há protótipos sendo testados.
Pesquisei e infelizmente não encontrei nenhuma das máquinas no Brasil, inclusive o próprio fabricante não possui nenhum representante no pais, mas acredito que logo mais ela estará presente em lojas de grandes varejistas.
Related Posts with Thumbnails