quinta-feira, 4 de abril de 2013

O MuSA entrevista Sérgio Chimatti



1.Em qual momento da sua vida você descobriu que era um escritor ? Você acha que isso é um dom?
Descobri na adolescência. Sim, com certeza, pois todos podem colocar sentimentos e conhecimento em palavras, mas fazer entender tais sentimentos e conhecimentos, abrangendo diferentes níveis culturais e sociais, isso é um dom.

2.Qual foi o primeiro livro que você escreveu? Quanto tempo levou para
Conclusão desta obra?
O primeiro foi o “Uma Vida Excepcional – Casa Três”, quatro meses para concluir. O segundo, “Apesar de Parecer... Ele Não Está Só, levei dezessete dias.

3.Quais seus autores e gêneros literários preferidos?
Autores: Zibia, Marcelo Cezar, Mônica de Castro, Lourdes Carolina Gagete, Amarilis Oliveira, Roberta Teixeira, Martha Medeiros, etc... Gêneros literários gosto de romances e poesias.

4. A sua inspiração é natural ou você precisar se focar em algo e esperar que ela apareça?
Como sou autor Espírita, é natural considerando a mediunidade.

5. Ao longo da sua carreira já teve algum tipo de bloqueio onde sua inspiração desapareceu? Se sim quanto tempo durou?
Sim, fases em que o desequilíbrio emocional impedia as inspirações. Foram diversas fases, umas duraram meses, outras anos...

6. As pessoas mais próximas seus amigos e seus familiares costumam ler suas
obras?
Sim, e gosto de comentar sobre as obras.

7. Entre suas obras qual é a sua favorita? Por quê?
Preciso explicar que em momentos de turbulência emocional, me desfiz de oito obras, até o momento tenho duas lançadas e quatro para serem lançadas. A favorita ainda não foi lançada e aprecio muito o fato da história ter muitos personagens interagindo numa trama surpreendente.


8. O hábito de ler em nosso país está aumentando ou diminuindo? Aos seus olhos as pessoas buscam mais autores nacionais ou estrangeiros?
O hábito de ler está aumentando. No momento ainda percebo que os leitores buscam mais autores estrangeiros, mas com a criação de algumas entidades como o MuSa – Museu Socioambiental e LAN-Liga dos Autores Nacionais, promovendo a valorização dos autores nacionais, acredito que existe uma tendência que este quadro de procura mude.

9. Mesmo com grande quantidade de conteúdo resumido disponível na internet, você acredita que ainda é possível incentivar novos leitores?
Perfeitamente possível, pois ler um livro, ainda representa a melhor forma de estimular a imaginação, promover a integração das diferenças entre pessoas, e, sobretudo, determinar singularidades culturais dos povos.

10. Qual sua frase preferida?
“Só é digno de toda verdade quem estiver totalmente livre das paixões”. Adoro essa frase do André Luiz, porque me serve para lembrar que não sou dono de verdade alguma, considerando o quanto estou preso a paixões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário