sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ganho R$ 600 com bijuterias de garrafa PET


A ideia de usar material reciclável surgiu em 2003, quando eu estava na faculdade de biologia. Precisei criar um estojo de garrafa PET em uma oficina sobre meio ambiente. Achei incrível! Desde então, já fiz enfeites de parede e até bolsas


Meus vizinhos já sabem: em vez de jogarem as garrafas PET no lixo, eles as entregam para mim. Com isso, faço brincos, pingentes e enfeites para vender na feira de artesanato da cidade. Meus produtos mais pedidos são os brincos e anéis em formato de flor. Assim, complemento minha renda com até R$ 600 por mês.

Gostei tanto da área que me especializei em educação ambiental e dou aula de ciências em uma escola. Quando passei a ensinar como fazer brinquedos de sucata, algumas mães se interessaram pelo meu negócio e viraram minhas clientes!

Além de evitar o desperdício, as bijuterias de garrafa PET são fáceis de fazer e muito baratas. Para o anel, gasto R$ 0,80 com a base, e só R$ 0,50 no brinco. Uso verniz vitral para dar o efeito de vidro ou tinta acrílica quando quero deixar as peças opacas. Lixar a garrafa antes de pintá-la ajuda a fixar a tinta. E evito usar produtos químicos mais fortes, como removedores, que são prejudiciais ao meio ambiente. Aprenda comigo a proteger o planeta e multiplicar seu dinheiro! 

Gasto de R$ 0,50 a R$ 0,80 para fazer brincos e anéis que vendo por R$ 5 cada 

Passo a passo do brinco de PET - VEJA AQUI


MATERIAIS

• 1 garrafa PET incolor 
• 1 pedaço de garrafa PET verde 
• Tesoura 
• Lixa para madeira do nº 80 a 100 
• Moeda de R$ 1 
• Lápis e caneta retroprojetor 
• Agulha grossa
• Pino de bijuteria comprido 
• Tinta acrílica ou verniz vitral 
• Pincel 
• Acetona e algodão

DICA!
Para o anel, você também vai precisar de uma base para anel regulável com um furinho no meio


1. Recorte um quadrado da garrafa PET. Desinfete com sabão e álcool e lixe a superfície em vários sentidos.
2. Coloque a moeda no papel e contorne. Trace quatro retas que cortam o centro do círculo, dividindo a flor em oito pétalas.
3. Com a caneta, desenhe 3 flores no PET incolor e uma no verde. Recorte. A base verde terá pontas bicudas.
4. Passe acetona nas flores para tirar a tinta da caneta e pinte cada pétala com a cor escolhida. Espere secar.
5. Aproxime as pétalas da chama de uma vela para entortá-las e dar a sensação de movimento. A distância deve ser de 2 cm.
6. Esquente a agulha, faça um furo no centro de cada flor e passe-as pelo pino. A verde ficará por último.
7. Torça o pino com o alicate, criando uma argola. Com o dedo, faça a dobra que encaixa na orelha. Está pronto!

DICA!

Para o anel, passe o pino pelo furo da base e puxe bem. Com o alicate, enrole todo o arame embaixo da parte verde.

Depoimento de Kathya Bruno, 37 anos, professora, Lagoa Santa, MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário